Título: Soldados assassinados se perderam do comboio
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/06/2006, Internacional, p. A18

Os dois soldados americanos assassinados que tinham desaparecido no sul de Bagdá foram vítimas de uma emboscada de 30 insurgentes que os encurralaram nos seus veículos e abriram fogo na sexta-feira, segundo pessoas que disseram, ontem, ter testemunhado o fato. Não foi possível confirmar esses relatos.

As Forças Armadas americanas ainda não explicaram como os soldados ficaram isolados no local que os iraquianos chamam de "Triângulo da Morte" por causa dos freqüentes ataques de insurgentes. Mas, dois iraquianos que também disseram ter visto a cena apresentaram relatos parecidos dos momentos em que os soldados Thomas Lowell Tucker, de 25 anos, e Kristian Menchaca, de 23 anos, sumiram de Yusufiya, ao sul de Bagdá.

Segundo eles, os dois soldados e um motorista estavam a algumas centenas de metros atrás de dois outros veículos militares quando foram atacados no começo da noite. "Havia um veículo na parte de trás do comboio e muita poeira. De repente, atiradores em Land Cruisers, Toyotas e outros carros começaram a disparar contra os soldados", lembra o agricultor Omar Abdullah, de 49 anos. "Os carros levantaram muita poeira e, provavelmente, os soldados nos outros carros não conseguiram enxergar. Os atiradores mataram o motorista. E os outros dois soldados acabaram ficando em número muito inferior aos atacantes e foram levados."

Ele disse que cerca de 30 atiradores, alguns usando máscaras de esqui, armaram a emboscada. O porta-voz do Exército dos EUA, o general William Caldwell, disse que há motivos para acreditar que os dois corpos encontrados na região de Yusufiya na segunda-feira à noite sejam os de Tucker e Menchaca.

Muhammad Abu Hillal, vendedor de refrigerantes, acrescentou que uma mulher também foi morta na troca de tiros entre os insurgentes e os soldados.