Título: 'O meu conselho é que voltem para casa e aguardem'
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/06/2006, Economia & Negócios, p. B1

O ministro da Defesa, Waldir Pires, afirmou ontem que os passageiros que pretendem embarcar nos próximos dias para o exterior e tiverem problemas por causa dos cancelamentos dos vôos da Varig devem ter paciência, já que a prioridade é o "repatriamento" de quem está fora do País. Aos que pretendem viajar pelo País e estão encontrando dificuldades, o ministro adiantou: "O meu conselho é que voltem para casa e aguardem um pouquinho", afirmou.

Segundo o ministro, o plano de emergência, elaborado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para atender aos passageiros da Varig por causa do cancelamento de 70% dos vôos até amanhã, deverá dar prioridade às pessoas que estão no exterior e têm bilhetes emitidos pela companhia aérea para voltar ao País nesse período.

Ele não descartou a possibilidade de serem usados aviões da Força Aérea, mas disse que isso só deve ser acionado em último caso. "O mais eficaz é a articulação das empresas nacionais que fazem vôos para o exterior, de acordo com suas capacidades e com a demanda."