Título: Iata desobriga companhias de atender cliente da Varig
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/06/2006, Economia & Negócios, p. B1

Nenhuma empresa aérea do mundo tem obrigação de acomodar passageiros que tenham comprado passagens da Varig e não conseguem retornar ao País ou continuar viagem. A Varig tem dívidas com a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) desde abril e foi excluída do sistema de compensações de pagamentos da entidade. Na prática, a empresa brasileira não foi expulsa da associação, mas não poderá se beneficiar de uma das principais funções da Iata até que a dívida não seja quitada.

O sistema de compensações permite que a Iata pague as empresas, caso passageiros tenham de ser transferidos de uma companhia a outra. O dinheiro é cobrado das empresas envolvidas. No caso da Varig, a companhia não quitou suas contas com a Iata.

"Não tivemos alternativa senão excluir a Varig do sistema", afirma o diretor de Comunicações da Iata, Anthony Consel, que acompanha com detalhes a situação da empresa brasileira.

Para ele, dificilmente um brasileiro que esteja no exterior conseguirá que a passagem da Varig seja aceita por outra empresa. "Cada empresa está livre para negociar bilateralmente com a Varig uma solução mas, sem garantias da empresa brasileira, acordos devem ser complicados". A exclusão está em vigor desde segunda-feira. "Se a Varig quitar as dívidas, voltará a fazer parte do sistema no dia seguinte." Consel não revela o valor da dívida. A Varig continua na lista de mais de 200 membros da Iata. Por ano, o sistema de compensação movimenta US$ 30 bilhões.