Título: Na Copa, torcedores não sabem como vão voltar
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/06/2006, Economia & Negócios, p. B1

Não é apenas a fraca atuação da seleção brasileira na Copa do Mundo que está tirando o sono dos torcedores que viajaram à Alemanha. Para muitos que voaram pela Varig, a situação da companhia aérea também preocupa.

"Não sei ainda como vou retornar ao Brasil", admite o paulista Allan Costa. Ele vende vinhos e conta que já em sua saída do Brasil, dia 11 de junho, não sabia se o vôo seria confirmado. Josimar Cerqueira, também de São Paulo, prefere brincar com a situação da Varig. "Eu já estou sem ingresso para os jogos da Copa e agora também vou ficar sem passagem de volta ao Brasil. Só falta agora a seleção perder para a Argentina", disse Cerqueira.

Nas ruas de Dortmund, onde o Brasil joga hoje contra o Japão sua última partida na primeira fase da Copa, os brasileiros pediam informações aos jornalistas sobre a situação da Varig. "Tudo bem se não houver vôo de volta. Só vou ter de avisar meu chefe que terei de ficar mais tempo na Europa", disse Robero Leite, do Rio de Janeiro.

Já um casal de Santa Catarina, que está na Europa desde abril, se apavorou com a notícia. "Não temos idéia de qual o procedimento caso não haja mais vôo", disse o casal.

Segundo a Embaixada do Brasil em Berlim, vários brasileiros têm ligado para perguntar sobre a situação da empresa aérea.

Quem ainda acredita numa solução é Paulo Medeiros, um aposentado da Varig que veio até a Alemanha para acompanhar a seleção pela terceira vez. "Eu vou para o aeroporto no dia do embarque e sei que terão de encontrar uma solução", afirmou o morador de João Pessoa.