Título: EUA criam maior reserva marinha do mundo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/06/2006, Vida&, p. A13

Bush declarou as Ilhas Havaianas do Noroeste monumento nacional, garantindo proteção a 362.600 km2

As Ilhas Havaianas do Noroeste - um faixa do Pacífico margeada de corais - ganharam ontem o status de área de proteção ambiental dos Estados Unidos, convertendo-se na maior reserva marinha preservada do mundo.

"Protegeremos um recurso natural precioso", disse o presidente George W. Bush numa cerimônia na Casa Branca, em que declarou monumento nacional uma cadeia de ilhas e vulcões submersos do Pacífico. "Mostraremos nosso respeito pela importância cultural e histórica dessa área. E criaremos um importante lugar para pesquisa e aprendizagem sobre como podemos ser bons guardiães de nossos oceanos e nosso meio ambiente."

Com uma canetada, Bush concedeu proteção imediata a uma área que se estende por cerca de 2.250 quilômetros, cobrindo 362.600 quilômetros quadrados, ultrapassando em tamanho a Grande Barreira de Corais, na Austrália.

A designação da área como monumento, a primeira de Bush, significa que uma área maior em tamanho do que 46 dos 50 Estados americanos estará resguardada da pesca predatória, ao mesmo tempo em que permite aos havaianos usar a área para finalidades tradicionais.

A área protegida começa a cerca de 260 quilômetros a oeste da ilha havaiana inabitada de Kauai e se estende por quase 1.900 quilômetros da Ilha Nihoa no leste para o Atol Kure no oeste. Isso equivale, aproximadamente, à distância entre Chicago e Miami.

A região inclui o ecossistema de recifes de coral mais remoto e relativamente intacto do mundo e abriga mais de 7 mil espécies, incluindo 100 exclusivas dessas ilhas, segundo a Divisão de Meio Ambiente da Pew Charitable Trust, que elogiou a decisão da Casa Branca.

As espécies importantes incluem a tartaruga-marinha verde e a foca monge havaiana, em risco de extinção, o único mamífero marinho sobrevivente que depende 100% dos recifes .

ELOGIOS DOS AMBIENTALISTAS Mesmo antes de Bush oficializar o ato, defensores do meio ambiente se apressaram em proferir elogios, embora sem deixar de reiterar que o governo Bush até então não tinha demonstrado qualquer preocupação ou iniciativa na área.

"O governo terá criado a maior área marinha protegida do mundo e preservado uma das regiões mais primitivas para as gerações aproveitarem e estudarem", disse David Festa, diretor do programa de oceanos da Environmental Defense.

Diferentemente do Monumento a George Washington, que pode ser visto da Casa Branca, a Área das Ilhas Havaianas do Noroeste é remota, inabitada e de difícil acesso para os cidadãos comuns, lembrou Festa, sem, no entanto, considerar isso uma desvantagem. "A tecnologia do século 21 está gerando a oportunidade de se usar câmeras remotas e outros equipamentos audiovisuais capazes de trazer essas áreas para dentro da sala de estar dos americanos médios", completou.

Embora praticamente inabitada, as Ilhas Havaianas do Noroeste incluem o Atol Midway, um ponto estratégico na 2ª Guerra Mundial que manteve seu campo de aviação e agora poderá ser usado como local de pesquisa, educação e ecoturismo.