Título: Após muita reclamação, Pentágono muda o menu
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/06/2006, Internacional, p. A10

Diante da qualidade da ração, muitos soldados preferiam ficar sem comer do que ter de engolir a comida

Os soldados são treinados para cumprir ordens em combate, mas o Pentágono descobriu que não consegue fazer com que eles comam. Por isso, experimenta um menu bastante variado que inclui barras energéticas e suco de maçã com manga e pêssego.

Numa degustação realizada na quarta-feira no Pentágono, onde recrutas celebraram o 231º aniversário do Exército, o macarrão ao pesto com frango, que deve chegar aos campos de batalha em 2008, foi o favorito absoluto. Os soldados o descreveram como "realmente bom" com uma surpreendente quantidade de temperos. O frango e as massinhas chinesas também fizeram sucesso e debutarão em 2007. As refeições prontas para consumo (meat-ready-to-eat, apelidadas de MRE) são a ração de combate padrão do Exército, proporcionando cerca de 1.200 calorias por refeição aos soldados. As refeições são acondicionadas em embalagens herméticas com vida útil mínima de três anos e meio quando armazenadas à temperatura de cerca de 25ºC.

"Durante a Operação Tempestade no Deserto, achávamos que tínhamos uma ração bastante boa, mas acabamos descobrindo que provavelmente não era nem uma ração medíocre", disse Gerald Darsch, diretor do Diretório de Alimentação em Combate do Departamento da Defesa. "Recebemos muitos e-mails interessantes, com um monte de palavrões", diz Darsch. "Basicamente MRE quer dizer Meals Rejected by Everybody (refeições rejeitadas por todos) ou Meals Rejected by Ethiopians (refeições rejeitadas por etíopes) e assim por diante. Foi isso que ouvimos". Ele contou que alguns soldados simplesmente jogavam fora essas refeições, o que não apenas os privava da ingestão nutricional diária mas também desperdiçava dólares do contribuinte.

Agora nenhuma refeição entra no menu antes de ser testada. O menu com 24 pratos diferentes, incluindo quatro opções vegetarianas, é mudado continuamente. A comida kosher (alimentos preparados segundo a lei judaica), ou a halal, para os muçulmanos, estão disponíveis também, mas precisam ser pedidas pelo capelão da unidade.

As MREs tem um alto conteúdo de amido, e pouca proteína. O Exército complementa as MREs com itens energéticos para melhorar o desempenho físico. São barras energéticas (sem gordura trans e 270 calorias), bebidas energéticas e a goma de mascar Stay Alert (Permaneça Alerta) da Wrigley. Cada barra contendo um teor de cafeína equivalente a uma xícara de café. Sejam novos pratos ou os velhos padrões, as refeições são embaladas com um ingrediente que os soldados consideram essencial: o molho de pimenta Tabasco.