Título: Parceria histórica começou em 1989
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/06/2006, Nacional, p. A4

Coligação só foi interrompida em 2002, quando PSB lançou Garotinho

Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não conseguir PSB e PC do B na sua aliança, estará desfeita uma parceria histórica. Único candidato lançado pelo PT nas disputas ao Planalto, Lula recebe desde 1989 apoio oficial dos dois partidos. A única exceção aconteceu com o PSB, em 2002, que preferiu lançar Anthony Garotinho, embora diretórios regionais apoiassem Lula informalmente.

Na primeira disputa presidencial de Lula, em 1989, PC do B e PSB foram os dois únicos partidos que aceitaram se coligar oficialmente com o PT. Era a primeira eleição direta do período pós-redemocratização e muitos partidos decidiram lançar candidatos próprios na disputa vencida por Fernando Collor, do PRN.

Em 1994, apoiaram Lula e o PT, além de PSB e PC do B, mais três legendas: PPS, PV e PSTU. Foram derrotados pelo tucano Fernando Henrique Cardoso. Em 1998, a aliança em torno de Lula voltou a diminuir, formada por PT, PSB, PC do B e PDT. Essa aliança foi um acordo histórico, no qual Leonel Brizola decidiu que os pedetistas abririam mão de candidatura própria para tentar eleger Lula. Nem esse acordo, considerado impossível pela rivalidade entre PT e PDT, impediu que FHC se reelegesse.

Em 2002, o acordo se desfez pela primeira vez. Lula teve o apoio de PC do B, PCB, PL e PMN e o PSB apresentou a candidatura de Garotinho. O PT venceu e abriu espaços para ministros indicados pelo PC do B, mas também para o PSB, que apoiou o governo no Congresso após a eleição.