Título: Aprovação ao governo ganha fôlego e vai a 60%
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2006, Nacional, p. A4

A boa performance do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa eleitoral pegou carona em mais uma melhora na avaliação de sua administração: os que aprovam o governo são 60% (eram 55% em março) e os que o desaprovam são 34% (39% em março); os que acham o desempenho do governo ótimo/bom somam 44% (38% em março) e os que rotulam o governo como ruim/péssimo chegam a 19% (eram 22% em março). A taxa dos que consideram o governo ótimo/bom é a mais alta da série histórica da pesquisa CNI/Ibope desde junho de 2003.

A avaliação do governo melhorou bastante em quase todos os segmentos - menos na faixa da população que recebe mais de 10 salários mínimos mensais, ainda inclemente no julgamento da administração petista - e coroa uma arrancada que começou timidamente em janeiro e se consolidou em março. A melhora da avaliação ocorreu em todas as regiões do País, com evoluções positivas que variaram entre 8 e 11 pontos porcentuais. A avaliação melhorou sintomaticamente na Região Sudeste, que antes punia o governo e o presidente com baixos índices de aprovação.

No segmento dos que estudaram até a 4ª série do ensino básico, hoje 69% aprovam a gestão de Lula; no Nordeste, 73% aprovam e apenas 22% desaprovam. Na faixa dos que ganham mais de 10 salários mínimos (que representa 5% do eleitorado), a desaprovação do governo cresceu de 46% em março para 59% agora; e a aprovação se reduziu, passando de 51%, em março, para 31% agora.

EM ALTA

A aprovação da política governamental de combate à fome e à pobreza subiu de 51%, em março, para 56% agora. A avaliação da performance do governo no combate ao desemprego também melhorou, mesmo sem nenhuma medida impactante no setor: 42% a aprovam, contra 38% em março. Mas o melhor desempenho do governo foi na avaliação do combate à inflação: 48% aprovam a política governamental, contra 41% em março, reflexo da estabilidade dos preços de alimentos.

Apesar da confiança no governo, a lembrança do eleitorado para notícias que envolviam o governo ainda é a dos casos de corrupção: 16% a registraram. Enquanto demonstra sua aprovação a Lula e seu governo, 50% do eleitorado acha que a situação da área de segurança pública piorou e só 14% acham que ela melhorou. Para completar, 36% acham que o governo federal é o principal responsável pela área que caminha tão mal; 20% pensam que é o governo estadual e 14%, que são as prefeituras.

A pesquisa CNI/Ibope foi a campo entre os dias 5 e 7 de junho, entrevistando 2.002 eleitores brasileiros em 143 municípios. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais.