Título: Reale Jr. quer dar transparência a contas
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2006, Nacional, p. A6

O jurista Miguel Reale Jr. disse ontem, após assumir o comitê financeiro da campanha presidencial do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que sua tarefa será dar transparência à estrutura de captação de recursos tucana. E assegurou que na campanha do PSDB não haverá caixa 2. "Não haverá nem entrada nem saída de recursos por fora."

Segundo Reale Jr., o comando do comitê deve ser composto por pelo menos mais uma pessoa, como manda a lei. O jurista já indicou nomes de fora de São Paulo para participar da estrutura. "Vamos tentar trazer pessoas que tenham credibilidade e responsabilidade."

Para ele, o tesoureiro da campanha, que será escolhido logo após a formalização do comitê, deve ter perfil "técnico e histórico profissional", sem que seja necessariamente ligado a algum dos partidos que compõem a chapa.

Reale Jr. disse ter informado ao candidato que continuará trabalhando pelas propostas feitas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo movimento "Da Indignação à Ação", encabeçado por ele. Entre elas estão audiências públicas para a prestação de contas dos candidatos e a exposição pública de transgressores das regras eleitorais.

Na campanha, o jurista pode recomendar a divulgação de contas de campanha quinzenalmente. O TSE só exige duas no período eleitoral.