Título: UDR procura Supremo para regular desapropriação
Autor: José Maria Tomazela
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2006, Nacional, p. A9

Dirigentes da União Democrática Ruralista (UDR) se reúnem hoje com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, para debater o que consideram uma intensificação, por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), das vistorias para medir a produtividade das fazendas em período eleitoral, sem levar em conta a crise da agricultura. Será agendada também uma audiência com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Barros Monteiro.

Segundo Luiz Antonio Nabhan Garcia, presidente da UDR, a verificação dos índices num momento de crise pode levar a desapropriações injustas. "O agricultor e o pecuarista estão endividados. Muitos não têm condições de manter a produção." As ações, segundo ele, coincidem com a retomada das invasões pelos sem-terra.

O Incra informou que a orientação do governo de "incrementar" a reforma agrária não tem a ver com o período eleitoral. O órgão lembrou que os índices de produtividade para fins de desapropriação estão "defasadíssimos" e o produtor tem obrigação de atingi-los.