Título: Após queixas, disciplina de presos do MLST afrouxa
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2006, Nacional, p. A9

Após várias reclamações de entidades de direitos humanos e de defesa de trabalhadores rurais, ontem a administração do presídio da Papuda abrandou a disciplina rígida aplicada aos 42 militantes do MLST que continuam presos pela invasão e depredação da Câmara, no dia 6. Incomunicáveis desde a prisão, eles receberam TV em cores e rádio para assistir ao jogo do Brasil na Copa.

Também por solicitação dessas entidades, as nove mulheres do grupo foram transferidas do setor de segurança máxima para o presídio feminino, podendo assim receber visitas e objetos de primeira necessidade. Nem remédios ou absorventes elas estavam recebendo, segundo o advogado Boris Trindade, que representa os invasores e criticou a rigidez com que têm sido tratados.

As maiores cobranças pelos direitos desses presos têm partido da Secretaria Especial de Direitos Humanos, comandada pelo ministro Paulo Vannuchi.

Hoje a Polícia Federal encaminha à Justiça o inquérito sobre o caso. Só depois disso a defesa espera obter o relaxamento das prisões.