Título: TAP confirma interesse, mas sem associação com TGV
Autor: Nalu Fernandes
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2006, Economia & Negócios, p. B1

Em rápida entrevista concedida ontem, por telefone, meia hora antes do jogo do Brasil, o presidente da estatal portuguesa TAP, o brasileiro Fernando Pinto, afirmou ao Estado que a mantém o interesse pela Varig. Mas explicou que a apresentação de proposta depende da decisão do juiz Luiz Roberto Ayoub sobre a oferta do TGV (Trabalhadores do Grupo Varig).

Pinto esclareceu que uma nova oferta seria feita apenas em consórcio e admitiu que um dos investidores é o fundo de investimentos canadense Brookfield. Disse, ainda, que não está negociando uma associação com o TGV.

Na segunda-feira, Fernando Pinto, teve um dia intenso de visitas a executivos da Varig e pessoas que cuidam da sua recuperação judicial, como o juiz Ayoub. O executivo, que presidiu a Varig entre 1996 e 2000, disse que não está no Brasil só para tratar do assunto. A seguir, a entrevista:

A TAP está interessada em investir na Varig diretamente ou por meio do TGV? Não estamos conversando com o TGV. São propostas independentes, se fosse acontecer. Isso não está decidido.

TAP precisaria aguardar a recusa da proposta da TGV? Eu acho que, se a proposta do TGV for aceita e for para a frente, se tiver fundo, tudo como está previsto, ótimo. Vamos para frente. Nossa grande preocupação é ter uma parceira da Star Alliance (que reúne 18 companhias aéreas dos cinco continentes, entre elas TAP e Varig) em condições. Estamos vendo o que for melhor e, se acontecer dentro da normalidade, excelente. Não estamos preocupados em sermos os principais.

Mas podem ser também. Não abandonamos. Estamos olhando dentro das hipóteses. Até agora não surgiu uma hipótese viável para nós.

O valor de US$ 449 milhões (oferecido pelo TGV) ainda é um preço alto pela Varig? Tudo depende. Essa eu não te respondo.

A TAP investiria na Varig sozinha ou por meio de um consórcio? Se entrássemos, seria na base de consórcio, jamais sozinhos.

A TAP tem conversado com outras empresas? Sem dúvida. A gente tem conversado, não negociado: é diferente.

Um desses investidores seria o fundo de investimentos canadense Brookfield? Sim, é. Temos conversado com eles.

A Air Canadá participou da reestruturação da US Airways e está vendendo ações na Bolsa, ou seja, tem dinheiro para investir. Acho que vocês estão com mais informações do que eu da Air Canada. Eu não sei. Ouvi falar do interesse. Não conversei diretamente com eles. A parceria é possível.

O sr. já imaginou qual seria o investimento para a Varig. Não. Tudo depende do que for ofertado depois disso. Aí vai ter muita variável.

Por que não a associação com o TGV? É uma proposta que já está fechada, já entregaram. Já tem investidores, tudo. Então, não cabe isso.