Título: Americano controla finanças
Autor: Renée Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2006, Economia & Negócios, p. B4

Os americanos estão administrando bem as suas finanças, embora as famílias de menor renda enfrentem alguns problemas, disse ontem o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke.

"Na média, o volume das dívidas familiares parece estar num nível administrável, e as taxas de inadimplência dos empréstimos pessoais e hipotecas imobiliárias estão baixas", acrescentou Bernanke, numa palestra em Washington. O comentário foi feito num momento em que o cidadão americano paga mais caro pelos empréstimos pessoais e enfrenta a acentuada alta dos preços da energia. Ao mesmo tempo, o consumidor precisa lidar com uma variedade de produtos financeiros que podem confundir o investidor pouco experiente.

Mas Bernanke assinalou que as famílias de renda mais baixa têm reservas pequenas para absorver despesas inesperadas ou para lidar com circunstâncias adversas, como o desemprego e problemas sérios de saúde. O presidente do Fed disse que programas que estimulem a poupança e o investimento podem ajudar as famílias de menor renda a conseguir conforto econômico.

Para o Federal Reserve, o estrato de renda mais baixa nos EUA é o que tem ganho médio anual de US$ 7.500.