Título: Presidente inclui Serra em crítica à educação tucana
Autor: Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/06/2006, Nacional, p. A9

Lula diz que pré-candidato, quando era prefeito, não usou 30 mil vagas oferecidas pelo programa ProJovem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetiu ontem em Santo André sua linha de ataque ao PSDB paulista na área de educação e desta vez estendeu as críticas também ao ex-prefeito de São Paulo José Serra, pré-candidato tucano ao governo de São Paulo. Afirmou que em sua gestão na Prefeitura foram recusadas vagas de qualificação para jovens oferecidas pelo governo federal. ¿Criamos o programa ProJovem, que inicialmente atenderia as capitais do País, mas alguns prefeitos não entenderam¿, disse. ¿Aqui para São Paulo colocamos 30 mil vagas à disposição do prefeito e lamentavelmente ficamos um ano esperando sem que o prefeito usasse essas vagas.¿

É o segundo dia em que Lula ataca os tucanos nesse setor. Anteontem, em discursos feitos em três eventos em São Paulo, ele já criticara diretamente as ações na educação do ex-governador Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à Presidência. Ontem, no lançamento da nova fase do programa Consórcio Social da Juventude para a região do ABC paulista, em Santo André, o presidente acusou os governos anteriores de relegarem a segundo plano os investimentos em educação e de paralisarem o crescimento do País.

¿De 1980 até 2000 a economia do País ficou estagnada, não cresceu nada. Se cresceu , cresceu de forma vagarosa. É uma geração de jovens perdida¿, disse a uma platéia de mais de mil adolescentes. ¿Esses jovens que estão sendo detidos na Febem e estão aparecendo envolvidos com o PCC são resultado dessas décadas perdidas.¿ Para ele, é preciso investir em educação hoje para colher os resultados amanhã. O Consórcio da Juventude integra o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), do governo federal. No evento foi anunciado o investimento de R$ 4,5 milhões para qualificação de 2 mil jovens de baixa renda.

COMPARAÇÃO

Lula mais uma vez disse que está disposto a comparar as ações de seu governo em educação e atendimento aos jovens com os demais governos. Ele ressaltou alguns programas, como as 250 mil vagas universitárias para carentes que o ProUni vai oferecer, a criação de quatro universidades federais e a retomada dos colégios técnicos.

Só em 2005, disse Lula, a União investiu R$ 3,5 bilhões em programas para a juventude. ¿Se Deus quiser vamos fazer o milagre da educação no País. Porque tomei uma decisão: no governo é proibido falar em gastos quando o assunto é educação. A gente gasta quando tem que construir cela numa prisão. Educação é investimento para o futuro e um novo emprego.¿

Ele acrescentou que o momento não é de desesperança. ¿Quando a gente liga a TV e vê uma desgraça envolvendo os jovens, parece que tudo está perdido, mas a maioria da juventude está disposta a crescer, então vocês não podem jamais perder a esperança.¿ Após o evento, de que participou o senador Aloizio Mercadante, pré-candidato do PT ao governo, Lula seguiu para seu apartamento em São Bernardo do Campo, onde descansa até hoje.