Título: Boa escola para todos até 2022 é meta no País
Autor: Renata Cafardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/06/2006, Vida&, p. A26

Um grupo de centenas dos maiores empresários e educadores do Brasil e da América Latina lançaram em Salvador um compromisso pela educação. Os brasileiros determinaram cinco metas que devem ser cumpridas até 2022, ano do bicentenário da Independência do País. A síntese delas é que todas as crianças e jovens tenham acesso à educação de qualidade até esse ano.

"Temos que mostrar que não estamos satisfeitos com a educação no País. E fazer com que ela passe a ser paixão nacional, como o futebol", disse o vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antonio Matias. A intenção do grupo, que inclui empresários como Jorge Paulo Lemann, Horácio Lafer Piva e Jorge Gerdau Johannpeter, é a de mobilizar a sociedade, promover discussões e cobrar o cumprimento das metas.

Eles também tiveram o apoio de entidades representativas de secretários municipais e estaduais de Educação. Entre as metas, há o investimento mínimo anual para cada aluno de 25% da renda média per capita do brasileiro.

Um escritório será montado para as atividades do grupo que foi nomeado Todos pela Educação. Segundo José Paulo Soares, diretor do Instituto Gerdau, serão necessários R$ 2 milhões para as despesas, mas já há R$ 300 mil disponíveis. O compromisso foi lançado durante a conferência Ações de Responsabilidade Social em Educação. Foi também marcada uma manifestação em prol do cumprimento das metas para o dia 6 de setembro, véspera da data da Independência, no Museu do Ipiranga.

Outros países também se compremeteram com metas nacionais. O Paraguai criará um conselho de ciência e tecnologia e os países da América Central pretendem organizar um canal de TV educativo.