Título: Juiz decreta sigilo na investigação
Autor: Marcelo Godoy
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2006, Metrópole, p. C1

O juiz-corregedor da Vara de Execuções Penais de São Bernardo do Campo, Luís Geraldo Santana Lanfredi, decretou ontem segredo de Justiça no caso dos 13 suspeitos mortos pela polícia durante tentativa de ataque a agentes penitenciários do Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade do ABC anteontem. Segundo a polícia, os mortos eram soldados do Primeiro Comando da Capital (PCC) e cumpriam ordens vindas dos presídios.

O delegado seccional de São Bernardo, Marco Antônio de Paula Santos, afirmou ter partido do Ministério Público Estadual o pedido para a Justiça decretar sigilo no caso. Segundo ele, objetivo é não atrapalhar o andamento das investigações feitas pela polícia. O promotor responsável pelo caso, Nelson Silveira Júnior, recusou-se a comentar a decisão.

Ainda ontem, integrantes da Comissão Especial Independente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos de Defesa da Pessoa Humana solicitaram ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) o acompanhamento do trabalho dos médicos do Instituto Médico-Legal de São Bernardo. O objetivo é verificar se os laudos das necropsias serão feitos de maneira correta. "É prematuro afirmar se houve ou não abuso por parte da polícia. Temos que esperar dos laudos", disse Ariel de Castro Alves, integrante da comissão especial.

A reportagem apurou que os 10 corpos examinados pelo IML de São Bernardo levaram, em média, entre quatro e cinco tiros cada um. Os três cadáveres restantes, foram periciados pelo IML de Diadema. "Tenho certeza de que não houve abuso por parte da polícia. Os laudos confirmarão o que estou dizendo", disse Paula Santos.

Dos 13 mortos, só 3 não tinham antecedentes criminais: Marcelo Alves dos Santos, Ana Paula de Souza e Wellington de Araújo Carvalho.

Na madrugada de ontem, o clima foi de tensão entre policiais. Na porta do CDP do Belém, zona leste, foram feitas barricadas. Dois cavaletes impediam a entrada de carros na pista que sai da Marginal Tietê e chega ao portão do CDP.