Título: Comando da polícia reforça alerta nas unidades
Autor: Marcelo Godoy
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2006, Metrópole, p. C1

Os comandos das polícias Civil e Militar reforçaram ontem a ordem de alerta total nas unidades policiais da capital e do interior para prevenir uma possível reação do crime organizado à morte de 13 supostos integrantes do PCC. Os policiais foram alertados para o risco de retaliação, com novos ataques a bases, como aconteceu em maio.

A recomendação reforça os cuidados com a segurança individual, como o porte de armas, munição e coletes à prova de bala. Também pede que seja evitado o uso de celular para comunicação estratégica, já que os bandidos estariam usando a mesma arma da polícia - a interceptação de conversas telefônicas - para programar ações.

Nas bases operacionais, a orientação é para que a segurança seja feita de forma pouco ostensiva para não alarmar a população. "Interdição de acessos, como houve naquele período, só em último caso", revelou um oficial da PM que pediu para não ser identificado. Segundo ele, apesar da operação na Grande São Paulo ter sido feita pela Polícia Civil, policiais militares também seriam alvos de uma possível vingança. "Se houver, nossos homens estarão preparados."

O oficial informou que os comandos têm estimulado os policiais a não deixarem de usar a farda no trajeto para casa ou a caminho do trabalho, apesar de eventual risco. Seria uma forma de mostrar destemor e ganhar a confiança da população.

A Polícia Civil vai monitorar autores de homicídios em liberdade, pois muitos estariam em dívida com o PCC. O "filiado" que pratica crimes sem ser autorizado, fica em dívida com a facção. No caso de homicídio, a dívida é de R$ 200 mil. A forma de pagamento mais usual é cumprir uma "missão".