Título: Grupo Carlyle nega interesse
Autor: Alberto Komatsu, Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/06/2006, Economia & Negócios, p. B5

O Grupo Carlyle negou ontem ter interesse na compra da Varig e disse não ter negociação em andamento com a TGV ou com a NV Participações. Christopher Ullman, assessor de imprensa do grupo, disse que é falsa a informação que circulou no Brasil nos últimos dias de que o braço de fundo de investimento do grupo teria algum interesse na Varig. ¿Isto é totalmente falso. Alguém espalhou esta história. Entrei em contato com todas as áreas do grupo e não há interesse na Varig¿, disse.

Ullman disse também que ligou na sexta-feira para o ex-presidente da VarigLog, José Carlos Rocha Lima, da Syn Logística, para averiguar as recentes informações de que teriam partido dele as notícias de que a TGV estaria costurando um acordo com o fundo de investimentos do Grupo Carlyle. O assessor do grupo americano disse que Rocha Lima culpou a imprensa pela divulgação da informação. ¿Conversei com ele esta manhã e disse que parasse de dizer que o fundo estava interessado na Varig. Ele disse que não tinha dito nada a ninguém e culpou a mídia", afirmou Ullman.

PESTANA O grupo português Pestana, que também foi citado como sócio da Fontidec, parceira da Syn Logística no negócio, também negou algum tipo de associação. De acordo com a assessoria de imprensa do Pestana, a direção da empresa no Brasil ¿jamais ouviu falar em Fontidec¿.

Esta é a segunda vez que o Fontidec tenta comprar a Varig. Entre 2004 e 2005, o advogado português Pedro Lobo, que representa a Fontidec, passou quase seis meses negociando com a Fundação Ruben Berta. Ofereceu 200 milhões pelo controle da Varig, mas o dinheiro nunca apareceu. As negociações foram interrompidas quando se descobriu que a sede da Fontidec era um cybercafé no Panamá.