Título: Sem-terra invadem área pela segunda vez no Pará
Autor: João Naves
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/06/2006, Nacional, p. A13

Cerca de 500 sem-terra ligados ao Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiram ontem, pela segunda vez, a Fazenda Rio Vermelho, em Sapucaia (PA). A área pertence ao pecuarista Roque Quagliato, que denunciou a invasão e ingressou com mandado de reintegração de posse para que os invasores sejam retirados pela Polícia Militar.

O MST garante que não pretende sair e informou que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) prometeu transformar parte dos 26 mil hectares em assentamento. Sem-terra pedem que a área seja expropriada, pois Quagliato foi autuado por trabalho análogo à escravidão. O pecuarista afirma que cumpriu exigências do governo e que a fazenda saiu da "lista suja".

Quagliato teme que os invasores destruam instalações da fazenda, uma das maiores do País - tem mais de 60 mil cabeças de gado e um laboratório de genética animal para inseminação. Segundo a PM, os invasores estão em área de preservação ambiental. "A ocupação é definitiva", disse Ivagno Silva Brito, líder sem terra.