Título: PDT deve lançar, segunda-feira, Cristovam Buarque à Presidência
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/06/2006, Nacional, p. A6

Convenção nacional do PDT deve oficializar a candidatura do senador Cristovam Buarque nesta segunda-feira, no Rio. O presidente do partido, Carlos Lupi, será homologado candidato a governador do Rio.

"Vamos fazer campanha para ganhar, mas ganhar mesmo, a eleição", afirmou Lupi, relatando que vem percorrendo o Estado, realizando contatos e reuniões. "Nós somos a opção viável para o povo do Rio de Janeiro que não quer mais a continuidade dos anos de Garotinho e Rosinha (a governadora Rosinha Mateus) no poder, representada pelo candidato Sérgio Cabral (PMDB), e rejeita firmemente o farisaísmo da candidatura Crivella (senador Marcello Crivella, PRB)", completou.

Lupi disse não temer a cláusula de barreira, que irá vigorar a partir dessas eleições. Ou seja, o partido que não alcançar 5% dos votos dados para a Câmara não terá representação parlamentar, participação no fundo de financiamento partidário e nem acesso ao rádio e à TV para expor seu programa e suas candidaturas em eleições futuras.

Na opinião de Lupi, o partido deverá fazer de 35 a 40 deputados federais em todo o País e, no Estado do Rio, deve eleger cerca de oito deputados estaduais e cerca de seis federais.

Além de candidato à Presidência da República, o PDT vai disputar o governo de pelo menos 16 Estados. Todos os candidatos participarão da convenção. Em São Paulo, o pré-candidato ao governo é o vereador Carlos Apolinário.