Título: Pendências com PSB e PC do B entram na agenda
Autor: Angela Lacerda e João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/06/2006, Nacional, p. A4

O presidente Lula está mesmo preocupado com as brigas do PSB e do PC do B com o PT e partidos aliados nos Estados, o que o impediu até agora de fechar coligação com eles. Ontem, Lula tentou de todas as formas resolver pendências que envolvem o seu PT e os demais partidos que marcharam com ele nas eleições passadas. Até chamou o deputado Inácio Arruda (PC do B-CE) ao Recife, para tentar convencê-lo a desistir da candidatura a senador e dar lugar ao ex-ministro Eunício Oliveira, do PMDB.

Lula chegou ao Recife quinta-feira à noite. Ainda no aeroporto reuniu-se com o deputado e ex-ministro Eduardo Campos (PSB) e o ex-ministro Humberto Costa (PT), ambos candidatos ao governo de Pernambuco. Separados, eles correm o risco de perder a eleição para o governador Mendonça Filho, do PFL - vice de Jarbas Vasconcelos (PMDB) até sua saída do governo para disputar o Senado. Juntos, poderiam forçar um segundo turno. Mas nenhum dos dois abre mão da disputa.

O deputado Armando Monteiro Neto (PTB-PE), presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), até que colaborou com o presidente. Ele não mais disputará o governo do Estado. Vai apoiar Humberto Costa. Em compensação, o PDT decidiu aproximar-se de Eduardo Campos.

Como acham que a aliança com Lula pode render votos, tanto Campos como Costa grudaram nele durante sua passagem por Recife e Olinda ontem. Campos foi mais rápido na campanha. Mandou pelo menos 50 cabos eleitorais à cerimônia da qual o presidente participou, todos com dizeres a favor de sua reeleição e apoio ao deputado do PSB.