Título: Preços ao consumidor recuam 0,44% em São Paulo
Autor: Renata Veríssimo
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2006, Economia & Negócios, p. B3

Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da USP, apresentou redução de 0,44% na terceira quadrissemana de junho. A deflação foi ligeiramente menor do que a apurada na quadrissemana anterior, quando o IPC foi de -0,50%.

O grupo Alimentação voltou a determinar o ritmo da inflação na cidade de São Paulo no período de 30 dias encerrado no dia 22. Da queda de 0,44% dos preços de 525 produtos e serviços no município, 0,40 ponto porcentual reflete a contribuição dada pelo grupo. Ele fechou a quadrissemana em queda de 1,77%, taxa que, apesar de ainda ser significativa, já marca o início do processo de reversão da tendência de queda da inflação, disse o coordenador do índice, Paulo Picchetti. Na quadrissemana anterior, o grupo dos alimentos havia mostrado uma queda de 1,82%.

O grupo Transportes confirma a história dos alimentos: reduziu a baixa de 0,71%, na segunda quadrissemana, para -0,52% na terceira. Por trás do comportamento estão os combustíveis, já com taxas menores de redução de seus preços.

Para se ter uma idéia, na ponta, o álcool, que, na semana passada, caía 10%, agora, cai 5%, ainda que, na quadrissemana, o seu preço foi diminuído em 12,25% nos postos de combustíveis. No ano, este produto acumula queda de 11%, mesmo considerando os picos de alta no período.

Picchetti manteve a sua previsão de inflação, no mês, em -0,40%. E, para o ano, a expectativa do coordenador é de uma taxa de 4% no IPC.