Título: Gol e OceanAir reforçam a frota de aeronaves
Autor: Alberto Komatsu e Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2006, Economia & Negócios, p. B4

As duas concorrentes da Varig, a Gol e a OceanAir, põem juntas mais cinco novos aviões para voar esta semana. Com a paralisação gradual da Varig, criou-se uma oportunidade para outras empresas aéreas. Apesar de elas reafirmarem que a decisão de ampliar a frota em uso nada tem a ver com a crise da maior companhia aérea do País, na prática, o ajuste do mercado por conta da saída da Varig já está ocorrendo.

A partir de hoje, a OceanAir põe mais três Fokker MK 28 ou Fokker 100 para voar. Com isso, dobra a frota de jatos em operação. As novas aeronaves vão fazer rotas que ligam as principais capitais do Nordeste ao Sul do País, passando pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Até agora, as rotas entre as capitais do Nordeste eram regionais. Isto é, não tinham ligação com o Sudeste e o Sul do Brasil.

"Pretendemos mais que dobrar o faturamento com as novas rotas em 30 dias", prevê o diretor comercial da empresa, Renato Pascowitch. Ele conta que a empresa já encaminhou mais pedidos à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voar para novos destinos.

Desde ontem, a Gol pôs mais dois aviões Boeing 737 em operação. Com isso, a frota da companhia em uso soma 50 aeronaves. No início do ano, a empresa tinha 42 aviões em uso e a meta é ter 62 até dezembro.

A empresa informa que a expansão faz parte dos planos e os novos aviões apenas reforçam as rotas já existentes. A companhia tem vôos para 47 cidades espalhadas entre o Brasil e outros países da América do Sul.