Título: BNDES pode financiar até dois terços da compra
Autor: Alberto Komatsu, Mônica Ciarelli
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/06/2006, Economia & Negócios, p. B1

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca , disse ontem que poderia financiar até dois terços do valor da Varig para algum empreendedor, desde que critérios técnicos fossem respeitados.

"Nos dispusemos a fazer a análise dentro da política bancária. Nossa postura é estar à disposição para contribuir de forma ordenada ou menos traumática, preservando a prudência bancária", afirmou. "Podemos viabilizar o empréstimo-ponte para quem se dispõe a fazer o financiamento à Varig. Entre as condições para isso, seria necessário fiança bancária, ou seja, s garantia de outros bancos, pois o processo de garantia real levaria muito tempo."

O presidente do BNDES fez essa avaliação em palestra sobre novas iniciativas de investimentos no Centro de Estudos para o Hemisfério Ocidental Bildner, do Centro de Graduação Cuny. Antes, ele esteve em Washington participando de reuniões no Banco Mundial, Eximbank, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Departamento do Tesouro.