Título: O `prefeito informal¿ na Chácara Cocaia
Autor: Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/07/2006, Nacional, p. A6

Afastado do cargo de prefeito de São Paulo há exatos três meses, apesar de ter assumido compromisso formal de que não deixaria o cargo antes do final do mandato, em 2008, o candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PSDB, José Serra, continua sendo o ¿prefeito informal¿ da maior capital do País.

Ontem, durante visita que fez ao bairro Chácara Cocaia, na periferia da zona sul da cidade, Serra ouviu reclamações de moradores, que foram prontamente atendidos por ele e por seus antigos assessores da Prefeitura.

¿Queria que vocês soubessem que podem contar comigo e com nosso time, a todo momento (...) E quando tiver problema direto com a Prefeitura, pode me passar, que a gente passa para o prefeito¿, disse Serra para um grupo de moradores, que o recebeu em uma oficina improvisada dentro de uma garagem. Ao fundo, a frase grafada na parede dava o tom da visita: ¿Se você gostou do serviço, fale para seus amigos. Se não gostou, fale comigo.¿

Em caminhada pelas ruas do bairro - das 18 existentes, 12 estão sendo asfaltadas por essa gestão (2005-2008) -, Serra ouviu reclamações e atuou como administrador da cidade para resolvê-las. Que o diga a dona de casa Silvana Mota, de 42 anos, que diante da presença da ilustre visita cobrou o asfalto que ainda não chegou à sua rua, a algumas quadras dali.

Prontamente, foi apresentada por Serra ao subprefeito da região, Valdir Ferreira, que o acompanhava, com recomendações para que o problema fosse resolvido.

Mais à frente, ouviu queixas sobre a iluminação do bairro. Em meio a todos, ele ligou do próprio telefone celular para o secretário de Serviços, Andrea Matarazzo, para que fosse dada solução ao problema local.

Para Serra, o prefeito Gilberto Kassab está fazendo ¿tudo direito¿. ¿E vai continuar fazendo, em parceria com a gente.¿