Título: Advogado nega existência de pagamento irregular
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/07/2006, Nacional, p. A6

Advogado de políticos de diversas legendas - chegou a defender causas de presidentes de cinco partidos adversários - e dono de uma das bancas mais requisitadas e caras de Brasília, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, nega qualquer irregularidade nos pagamentos recebidos da Brasil Telecom na gestão de Daniel Dantas.

Ele contesta a cifra de R$ 8 milhões como honorários pela defesa de Dantas da acusação de espionagem por intermédio da Kroll. Segundo o advogado, a cifra, paga em cinco parcelas, inclui também a defesa da Brasil Telecom numa demanda judicial contra a Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT), envolvendo interesses da operadora no valor de US$ 250 milhões.

VALOR LEGÍTIMO O valor dos honorários, segundo ele, corresponde a menos de 0,5% do montante das causas defendidas. Ele argumenta que, além de legítimo, o valor do contrato ficou em nível compatível com os padrões do mercado. Almeida Castro se diz alvo da oposição ao governo Lula por ser amigo do ex-ministro José Dirceu. ¿Tenho 25 anos de atuação em Brasília e clientes e amigos no PFL, no PSDB, no PTB e também no PT, este, mais recentemente¿, afirma.

Ele refuta a suspeita levantada na imprensa de que os valores pagos por seus honorários e os do colega Nélio Machado seriam fruto de lavagem de dinheiro proveniente de financiamento do BNDES à BrT. ¿Desconheço qualquer liberação de recursos. Nem sequer sei quando foi feita, por quem, a que título e qual teria sido seu montante. Minha atuação decorrente dos contratos citados limitou-se à esfera da defesa penal.¿