Título: Petrobrás arma superprodução e não informa custo
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/06/2006, Nacional, p. A4
A Petrobrás fez superprodução para receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Gonçalo e Nova Iguaçu, mas não informou quanto gastou. Depois de lançar a pedra fundamental do Complexo Petroquímico do Rio, o presidente foi a um almoço para 150 convidados. Dividiu a mesa com prefeitos fluminenses liderados por Lindberg Farias, de Nova Iguaçu. No cardápio, carne da churrascaria Porcão, uma das mais caras do Rio.
Em Nova Iguaçu foi montada estrutura semelhante à de um concerto de rock. Houve distribuição gratuita de água mineral e camisetas verde-amarelas com a logomarca do Programa Brasil Alfabetizado. Nas costas, símbolos do governo federal e da prefeitura, "parceria nota 10". Outdoors anunciavam convênios do governo federal com o município, como a liberação de R$ 103 milhões para obras e o atendimento de 43 mil famílias pelo Bolsa-Família.
O presidente atribuiu a saudação calorosa da prefeita pefelista de São Gonçalo, Aparecida Panisset, à sua postura de, segundo ele, nunca ter falado mal de prefeitos, governadores e parlamentares, mas governar para todos, independentemente do partido.