Título: Lula lança pedra fundamental de complexo que só funcionará em 2011
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/06/2006, Nacional, p. A4

Desapropriação de área foi feita ontem e Petrobrás ainda precisa negociar com proprietários antes de tomar posse

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou ontem a pedra fundamental de uma obra que só será iniciada em janeiro do ano que vem: o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), controlado pela Petrobrás e pelo grupo Ultra. Em cerimônia restrita na Fazenda Macacu, nos arredores de Itaboraí, região metropolitana do Rio, Lula colocou objetos em uma caixa de madeira que só será aberta quando o pólo for inaugurado, em 2011. Depois, foi à vizinha São Gonçalo, que sediará parte do empreendimento, onde discursou ao lado de autoridades locais e dos presidentes das duas empresas.

O lançamento da obra faz parte da estratégia do presidente de realizar o maior número possível de eventos públicos antes do início da campanha eleitoral, no dia 1º de julho, quando ele ficará impedido de participar de inaugurações. Nas últimas semanas, Lula participou de uma série de lançamentos da Petrobrás. Por conta disso, foi a Manaus, Vitória e Guamaré (RN), além do Rio. "A Petrobrás é o filho que todo mundo queria ter. É o Ronaldinho da indústria brasileira", disse Lula, em seu discurso.

A ofensiva do presidente ontem mirou o eleitorado de dois municípios fluminenses que constituem o segundo e o quarto colégios eleitorais do Estado. São Gonçalo e Nova Iguaçu somam 1,1 milhão de eleitores. De quebra, o presidente ainda roubou uma aliada de Geraldo Alckmin, seu adversário tucano na disputa pelo Palácio do Planalto: a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, que é do PFL, organizou a claque de quase 4 mil pessoas que aplaudiu Lula.

"Desejo que, neste primeiro turno, o senhor seja vitorioso", discursou a prefeita, provocando o coro de "olê, olá, Lula, Lula" da platéia. "Somos de partidos diferentes, mas estamos juntos porque o senhor cuidou de São Gonçalo."

NEGOCIAÇÃO

As instalações principais do pólo petroquímico serão construídas em uma área de 45 milhões de metros quadrados na zona rural de Itaboraí. O terreno, hoje formado por pastagens, foi desapropriado por decreto publicado no Diário Oficial da União de ontem e, agora, a Petrobrás começa a negociar indenizações com os proprietários antes de tomar posse definitivamente. O diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, explicou que a empresa concluirá a segunda fase do projeto conceitual do pólo em agosto e só depois dará entrada no processo de licenciamento ambiental.

O projeto está orçado em US$ 6,5 bilhões apenas na primeira fase, que compreende a transformação de petróleo cru em resinas petroquímicas. "O que estamos fazendo aqui é uma revolução no Estado do Rio de Janeiro. O complexo petroquímico é o maior investimento dos últimos tempos no Brasil", afirmou Lula em São Gonçalo.

FORMATURA

Em Nova Iguaçu, o clima também foi de comício. Pelo menos 150 ônibus estavam estacionados na entrada do Automóvel Club, onde foi realizada a formatura de 5,5 mil alunos de dois projetos de alfabetização de jovens e adultos, o Brasil Alfabetizado e o Mova-Brasil, da Petrobrás. Ao lado do prefeito Lindberg Farias (PT), o presidente afirmou que "só Deus conseguiria consertar em 4 anos o que não foi feito em 500". De improviso, disse que os pobres perceberam que ficou mais fácil comprar comida. "Vale a pena gastar dinheiro para ajudar o povo pobre", disse em seu discurso.