Título: Candidato pegou carona em audiência da Copa
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/07/2006, Nacional, p. A5

Há quem garanta que uma vitória do Brasil na Copa do Mundo de futebol não ajudaria o presidente Lula. Mas a simples realização da Copa do Mundo e sua transmissão pela televisão certamente deram uma mãozinha indireta ao candidato Geraldo Alckmin. O PSDB fez uma aposta ousada: como precisava tornar Alckmin conhecido por larga faixa do eleitorado em pouco tempo, optou por veicular seus programas estaduais e nacional, além de suas inserções de 30 segundos, em junho, durante a Copa.

Muita gente criticou, achando que ninguém daria bola para comerciais de um candidato à Presidência da República no calor apaixonado de uma Copa do Mundo de futebol. Mas, aparentemente, funcionou e bem: os programas partidários, que são mais longos (20 minutos) e em geral considerados chatos, podem não ter angariado muita atenção dos espectadores, mas os comerciais acertaram na mosca dos corações e mentes do eleitorado.

Coimbra lembra que eram 10 comerciais por dia, inclusive nos dias dos jogos do Brasil contra a Croácia e o Japão. "Alckmin precisava ser visto e esse objetivo foi alcançado", diz ele, lembrando que em março o tucano só era conhecido por 35% dos brasileiros, contando com os 22% de eleitores paulistas - ou seja, em tese, só 12% dos eleitores fora de São Paulo sabiam dele.