Título: Presidente cobra empenho
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/07/2006, Nacional, p. A5

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a queda da vantagem sobre o adversário Geraldo Alckmin (PSDB) nas pesquisas foi um alerta para petistas e aliados deixarem de andar de "salto alto". Em conversa com três ministros na manhã de ontem, ele avaliou que os números eram esperados e acusou a imprensa de criar a imagem do "Lula imbatível", só para dar destaque ao crescimento natural do candidato tucano.

"Mais dia, menos dia, esses números iriam aparecer", disse o presidente, segundo relato de participantes do encontro. "Eles (veículos de comunicação) vão explorar muito isso contra mim, como se os dados fossem ruins." Na conversa, Lula reclamou da falta de empenho de assessores e até de ministros na sua campanha. "As pesquisas são boas para mobilizar quem está acomodado, para chamar atenção da militância", disse.

Na avaliação do presidente, os ataques dos adversários nas propagandas gratuitas vão diminuir. Alckmin conseguiu crescer, segundo Lula, por apresentar programas "construtivos", contando histórias de vida e apresentando ações à frente do governo de São Paulo. "A última propaganda dele foi melhor que os ataques medíocres de antes", teria comentado.