Título: Lula diz que não discrimina 'coloração' partidária
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/07/2006, Nacional, p. A10

Em mais um capítulo da polêmica travada com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a oposição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o reajuste de salários de servidores públicos e ações do governo na área social neste ano de eleições.

Durante lançamento do programa Universidade Aberta do Brasil, que abrirá vagas para cursos a distância, ele assegurou que os projetos sociais levam em conta todas as ¿colorações¿ partidárias e ideológicas. ¿Não queremos, quando tratamos de investimentos em educação ou em outra coisa, ficar perguntando quem é o prefeito, se ele é bom, ruim ou do partido tal. Queremos saber se o povo daquela cidade tem as necessidades para as quais temos interesse de fazer a política¿, disse.

Dois dias antes, em viagem a Ouro Branco, em Minas Gerais, Lula reclamou que a lei o impede de governar neste ano de eleição. Nas últimas semanas, o presidente e os ministros da área política oscilam, com afagos ou ataques velados, no tratamento ao TSE. Desde o início deste mês, o presidente do tribunal, ministro Marco Aurélio Mello, se posiciona contra as decisões do governo de aumento de salário de servidores, acusando o Executivo de agir de olho nas urnas. A oposição, por sua vez, acusa o Planalto de fazer ações eleitoreiras pelo interior.

O discurso de Lula ontem no Planalto foi mais rápido que o habitual. Enquanto o ministro da Educação, Fernando Haddad, discursava, o presidente batia os pés no chão. Lula vez ou outra olhava o relógio - o lançamento do Universidade Aberta do Brasil ocorreu minutos antes do jogo da Copa do Mundo entre Alemanha e Argentina.

Acostumado a criticar os antecessores, Lula desta vez agradeceu a eles por decisões tomadas na área da educação. ¿Sabemos e agradecemos àqueles que governaram o Brasil desde a Proclamação da República¿, afirmou. ¿Sempre foi feita alguma coisa, mas não temos o direito de dar os passos pequenos como, historicamente, foram dados no Brasil na área.¿

Na sua avaliação, as ações do governo no setor terão resultados em 20 anos. Lula orientou o Ministério da Educação a construir um núcleo do Universidade Aberta em Guaribas (PI), primeira cidade onde foi adotado o Programa Fome Zero. ¿Neste mundo globalizado, o Brasil não tem outra saída. Ou recupera o tempo perdido, fazendo os investimentos que precisam ser feitos na educação, ou daqui a 20 anos estaremos chorando o tempo em que não fizemos o que tinha de ser feito.¿

Após a solenidade, o presidente ainda teve de cumprimentar convidados, que tradicionalmente querem abraçá-lo e beijá-lo. Lula evitou dar um palpite sobre a primeira partida do dia da Copa. ¿Alemanha ou Argentina? Eu torço pelo Brasil.¿ E correu para o gabinete.