Título: Matão, a grande surpresa de SP
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/07/2006, Vida&, p. A18

A melhor escola do Estado fica no interior do interior. Estradas de terra vermelha levam os alunos à Escola Municipal Helena Bosetti, quase na zona rural de Matão, a 300 quilômetros de São Paulo. As salas são amplas, há horta do lado de fora e uma cozinha experimental em construção. São poucos alunos por sala; 23 na 4.ª série que participou da Prova Brasil no ano passado. O número é considerado adequado por educadores e é menor do que o encontrado na capital.

O Estado visitou a escola neste ano. A prefeitura tem investido nela; além da cozinha, estão sendo feitos laboratórios de ciências, de informática e uma biblioteca. Há transporte público para todos os alunos; o ônibus vai chacoalhando e as crianças, cantando.

Para o secretário de Educação de Matão, Alexandre Luiz Martins de Freitas, o sucesso da escola se deve à valorização da comunidade. Muitos pais lutaram para que ela continuasse funcionando, depois que o Estado a transferiu para Prefeitura há alguns anos.

Por ficar longe de tudo, havia gente que preferia mandar seus filhos para escolas da cidade. Hoje, ela atende cerca de 300 alunos.