Título: General sunita assume Ministério da Defesa
Autor: Paulo Sotero, WASHINGTON
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/06/2006, Internacional, p. A15

Quase seis meses após as eleições legislativas de dezembro, o Parlamento iraquiano completou ontem o gabinete do primeiro-ministro Nuri al-Maliki. Aprovou os nomes dos titulares dos Ministérios da Defesa e do Interior - considerados chave para a governabilidade do país.

O general Abdel Kader Mohamed Jassen Oubeidi foi investido ministro da Defesa com a aprovação de 142 dos 198 deputados presentes no plenário. Ele é sunita e ficou sete anos preso por criticar publicamente a invasão iraquiana do Kuwait, em 1990.

Jawad Polani, também militar, assumiu como ministro do Interior. Foi mais votado que Oubeidi. Obteve a aprovação de 182 deputados. É xiita e oficial da reserva da Força Aérea.

"Hoje é um grande dia para o povo iraquiano, que recebeu boas notícias: a morte do terrorista Zarqawi e a nomeação dos últimos ministros do gabinete de governo", discursou Maliki. "Tais fatos são uma importante mensagem para os terroristas, que vamos enfrentar com coragem e de forma incansável mediante uma mobilização nacional."

Na mesma sessão, os deputados aprovaram o nome do ex-general Chirwan al-Waili para a Secretaria de Segurança Nacional. Waili teve 160 votos. É xiita, opôs-se à repressão ao levante dos xiitas de Basra em 1991 e acabou preso por ordem de Saddam Hussein.

Apesar do otimismo de Maliki, o país viveu ontem mais um dia de violência. Pelo menos 40 pessoas morreram em Bagdá e outras cidades do país em uma série de atentados a bomba que se seguiram ao anúncio oficial da morte de Zarqawi. O mais grave deles ocorreu num mercado da capital, onde uma bomba matou 13 pessoas e feriu 39.