Título: Atentados e 4 policiais mortos em 4h
Autor: Marcelo Godoy
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/07/2006, Metrópole, p. C5

Mais quatro policiais paulistas - dois civis e dois militares - foram executados em menos de quatro horas no Estado. As mortes, registradas entre 19h30 e 23h30 de anteontem, acuaram ainda mais os responsáveis pela segurança pública. Outros dois PMs sofreram ataques, a tiros e com bomba caseira, mas nada sofreram. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os agentes foram vítimas de latrocínio (roubo seguido de morte). A motivação das mortes e atentados contra os PMs está sendo investigada.

Na capital, o sargento da reserva Roberto Alves da Silva, de 47 anos, foi executado com 19 tiros, às 21h15, dentro da Drogaria Ranghieri, na Estrada de Mogi das Cruzes, em Ermelino Matarazzo, zona leste, onde fazia bico como segurança. A corporação descarta ataque do crime organizado.

Segundo o cunhado dele, A.C.S., de 42 anos, o sargento estava na farmácia comprando remédio, quando foi morto. S. negou que Silva trabalhasse como segurança na farmácia, mas a informação foi confirmada por colegas e pelo tenente-coronel Luiz Eduardo Arruda, comandante do 2º Batalhão. Segundo Arruda, a principal hipótese é a de Silva ter sido morto por bandidos da região.

Colegas do sargento ainda disseram que, no dia anterior, o policial se desentendeu com alguns rapazes que brigavam na padaria vizinha à farmácia. "Temos quase certeza de que foi esse o motivo da morte. Ele se impôs e os ladrões não gostaram", disse um cabo da PM, que falou com Silva sobre a briga um dia antes do ataque.

Às 23h30 do mesmo dia, o PM José Tibiriçá da Silva, de 33 anos, foi morto com mais de cinco tiros no peito na Rua da Alegria, 322, em Heliópolis, zona sul. Ele jogava bilhar com o padrasto no bar da família, quando dois rapazes negros invadiram o local e o alvejaram sem nada dizer.

No interior, dois investigadores foram vítimas de latrocínio. O policial civil Edgard Roberto Zaccariotto foi assassinado às 19h30 de anteontem, ao reagir a um assalto em seu comércio, na Estrada Municipal da Rocinha, em Guaratinguetá. Em Registro, o investigador Onofre Moreira de Lima Filho, de 36 anos, foi morto com nove tiros ao reagir ao assalto ao Bingo Século 21.

ATENTADOS

Um policial militar foi vítima de um atentado a tiros, no fim da madrugada de ontem, na Rodovia Ayrton Senna, na altura do km 22, bairro de Cidade Satélite, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Valdo Leôncio de Lima dirigia o veículo, por volta das 5h30, quando foi atacado.Dois homens que ocupavam uma motocicleta passaram do lado do carro do PM e efetuaram diversos disparos. Valdo não foi atingido. O policial suspeita ter sido seguido por criminosos, que anotaram as placas de seu carro, no estacionamento do local onde trabalha.

E, às 20 horas de anteontem, uma bomba caseira foi lançada na garagem da casa de um policial militar, morador da Vila Iolanda, na zona sul da capital. O artefato destruiu a janela da sala. Naquele momento, apenas a irmã do policial estava em casa. Ela nada sofreu.