Título: Estado anuncia um plano de proteção para agentes
Autor: Marcelo Godoy
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/07/2006, Metrópole, p. C5

O secretário de Segurança Pública, Saulo Abreu, afirmou ontem que uma "linha vermelha" será criada para proteger os agentes penitenciários. "Já temos um esquema de proteção, acompanhamento e monitoramento dos agentes", afirmou, durante a cerimônia de comemoração do 9 de Julho, embora não quisesse dar detalhes do projeto. O anúncio oficial será feito hoje, às 15 horas, juntamente com o secretário de Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto.

Também presente ao evento, o governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), não quis falar sobre o pacote de medidas de segurança, mas admitiu que o porte de arma dos agentes é um dos pontos que serão bem discutidos. "A princípio estamos dando apoio, mas a portaria federal (que libera o porte para agentes) não é de muito boa qualidade, tem uma certa superficialidade. Temos de analisá-la mais profundamente."

Saulo disse que sua pasta já vem ajudando o sistema penitenciário com a transferência de detentos para carceragens de distritos policiais. "Não é bom, não é nossa política, mas temos estocado mais presos até a reconstrução dos presídios."

Embora tenha ressaltado que a questão cabe à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), ele comentou como deverão ser feitas as reformas das cadeias. "Luz, água e grades, o que é básico. O restante vai ficar em condições muito inferiores ao que era."

O governador afirmou que os presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Araraquara terão "uma situação de melhor conforto" em cerca de 30 dias. "Como é que nós vamos criar uma penitenciária? Não tenho varinha de condão. Não sou mágico, sou apenas um administrador e determinei contrato de emergência."

PLACAS

O governador considerou "muito normal" a atitude dos funcionários do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, que no sábado usaram cartazes para cobrir as placas dos carros, com medo de serem alvos de ataques. "Todos nós, como seres humanos, temos essa preocupação de preservação da vida. Eles fizeram isso e fizeram bem."

No sábado pela manhã, três homens chegaram a ser detidos pela polícia, sob a suspeita de estarem fotografando as placas dos carros dos agentes que trabalham no CPD de Pinheiros. Mais tarde, porém, eles foram liberados.