Título: PF suspeita de montagem em lista de Furnas
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/07/2006, Nacional, p. A5

A Polícia Federal encontrou indícios de montagem na lista do caixa 2 de Furnas, na qual estão relacionados 156 políticos, a maior parte do PSDB e PFL, que teriam sido financiados, na campanha de 2002, com dinheiro ilegal de empresas públicas e privadas que têm negócios com a estatal do setor elétrico. A informação foi dada ao Estado pelo diretor-geral da PF, delegado Paulo Lacerda, que recomenda cautela a quem pretendia usar a lista com fins eleitorais. "Foram constatadas inconsistências no conteúdo."

Segundo Lacerda, além de não estar comprovada a veracidade dos dados da lista, a PF vai investigar "a motivação" de quem fez e divulgou o documento para detectar se houve dolo. Caso tenha forjado uma denúncia caluniosa, o autor da lista pode sofrer as penas da lei. A notícia caiu como uma ducha de água fria nas pretensões de setores do PT no Congresso, que pretendiam explorar a lista na campanha eleitoral como contraponto às denúncias de corrupção contra o governo.

A PF não descarta que houve caixa 2 em Furnas, mas vai aprofundar as investigações, pois é possível que muitos nomes tenham sido plantados ou colocados indevidamente como recebedores. Até agora, só o deputado cassado Roberto Jefferson (PTB), autor das denúncias do mensalão, confessou ter recebido R$ 75 mil de Furnas. Entregue à PF pelo lobista Nilton Monteiro, que diz ter testemunhado o esquema, a lista contém nomes de quase todos os partidos, a maioria da oposição. Entre eles, tucanos como os candidatos a presidente, Geraldo Alckmin, e ao governo de São Paulo, José Serra.