Título: 'Não há debate sobre segurança'
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/07/2006, Nacional, p. A8

O ex-governador Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência, acusou ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silvia de fugir do debate sobre a segurança pública. "Ele diz que quem tem polícia são os Estados, e que o problema não é com ele, e sim com os governadores. Vou fazer o contrário, assumirei responsabilidades."

Segundo Alckmin, o crime não tem fronteira estadual. "Os Estados enxugam gelo. Há um tráfico de drogas e armas escandaloso passando por fronteiras, por falta de policiamento", disse. Ele afirmou que vai fortalecer a polícia de fronteiras, além de liberar recursos dos fundos de segurança e penitenciário. Segundo ele, hoje "praticamente não existe uma política de segurança federal". Alckmin quer rever a legislação e criar um conselho nacional de segurança. "Há leis muito duras para pequenos crimes e leis fracas para o crime organizado."

Sobre os assassinatos de agentes penitenciários em São Paulo, disse que seu sucessor, Cláudio Lembo, está tratando a questão com "firmeza".

Alckmin concedeu entrevista ao lado do presidente do PPS, Roberto Freire, antes de os dois embarcarem para a Europa, onde permanecem até terça-feira, em visita a Lisboa e Bruxelas. Eles têm reuniões com o presidente e o primeiro ministro de Portugal, Aníbal Cavaco Silva e José Sócrates, e com o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso. A idéia é falar sobre o comércio bilateral. "O acordo entre União Européia e Mercosul é absolutamente prioritário para diminuir o protecionismo e os subsídios da Europa", disse. "Não faremos uma política externa partidarizada".