Título: Em Minas, Cristovam faz mais um ataque a Lula
Autor: Ricardo Miranda
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/07/2006, Nacional, p. A8

O candidato do PDT à Presidência, senador Cristovam Buarque (DF), disse ontem que ainda continua sendo "lulista", se for levado em conta o que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva representava em 2002. "O Lula de 2006 é diferente. O povo não tem mais esperança", afirmou Cristovam, durante visita de campanha a Juiz de Fora.

Ele também anunciou que, se eleito, pretende mudar o programa Bolsa-Família, retomando o modelo do Bolsa-Escola. "A liberação de recursos deve acontecer mediante acompanhamento da freqüência escolar."

Ministro da Educação de Lula até janeiro de 2004 - trocou o PT pelo PDT em setembro passado -, ele elogiou o Programa Universidade para Todos (ProUni), mas ressaltou a necessidade de fazer ajustes. Na sua avaliação, qualquer proposta para a educação deve ser uma "bandeira de todos". "É impossível pensar educação apenas em 4 anos. São necessários 20 anos para as coisas começarem a mudar", afirmou.

Cristovam fez uma analogia com a questão do petróleo e aproveitou para alfinetar o governo Lula. "A autonomia do petróleo, por exemplo, está sendo buscada há 50 anos. Não começou agora, neste governo."

O senador confirmou que iria procurar o ex-presidente Itamar Franco (sem partido), que mora na cidade, e convidá-lo a entrar no PDT. Itamar saiu do PMDB quinta-feira, depois que a convenção do partido em Minas preferiu lançar o ex-governador Newton Cardoso ao Senado.

Para Cristovam, o apoio de Itamar é fundamental pelo legado de credibilidade e respeito. "Hoje se fala muito em reeleição. Muitos defendem mandato de 8 anos. Em 2 anos e meio, Itamar controlou a inflação e conseguiu manter o processo democrático."

INCONFIDENTE MODERNO

O presidenciável pedetista revelou que escolheu Minas, mais precisamente Ouro Preto, para começar sua campanha pelo significado histórico. "Foi em Ouro Preto que se começou a escrever a independência do Brasil. Como somos ainda dependentes, me coloco como um inconfidente do século 21. Conspiramos pela educação."

O senador participou de manhã, em Juiz de Fora, do lançamento da campanha do empresário Omar Peres ao Senado. Depois, fez caminhada pela Rua Halfeld, tradicional ponto de debate político local. À noite, participaria de encontro com prefeitos.