Título: Produção da indústria é maior no setor extrativo
Autor: Marcelo Rehder
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/07/2006, Economia & Negócios, p. B1

Os investimentos são uma conseqüência do que vem acontecendo principalmente com a indústria. Nos 12 meses completados em maio, a produção industrial do País cresceu 2,6% em relação ao período anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mas a expansão mais significativa ocorreu nas indústrias do setor extrativo (petróleo e minérios), cuja produção aumentou 10,4%. Nessa mesma comparação, na indústria de transformação a produção apresentou crescimento de apenas 2,1%.

"Essas taxas deixam claro o efeito dos aumentos dos preços de diversas commodities, principalmente minério de ferro e petróleo", diz o economista Sergio Vale, da consultoria MB Associados.

O economista observa que a situação atual é bem diferente daquela vivida pelo setor até dois anos atrás, quando os ganhos com exportações eram generalizados entre as indústrias. "Agora, setores que iam bem, estão indo melhor ainda, que é o caso das commodities, e outros que não estavam bem, pioraram bastante."

As indústrias que dependem de exportação estão entre as mais afetadas, principalmente de artigos do vestuário, têxtil, calçados, madeira e mobiliário. "Mas outros setores estão a caminho de sofrer perdas", diz.

O mais relevante, segundo o economista, seria o automobilístico. Trata-se de um setor em que as mudanças são mais demoradas pelo tamanho do mercado e os acordos mais de longo prazo assinados no exterior.

"A tendência é de perda de espaço das exportações das nossas montadoras. Com isso, não deverão ocorrer novos investimentos , já que não há, no momento, perspectiva positiva de ganhos com exportação."