Título: Gerdau Açominas já contratou 5,1 mil este ano
Autor: Eduardo Kattah
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/07/2006, Economia & Negócios, p. B4

Um posto regional do Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, foi montado na planta industrial da Gerdau Açominas e, desde janeiro deste ano, já recrutou 5,1 mil trabalhadores para as obras de expansão da siderúrgica. No pico da construção, previsto para o final de 2006, deverão ser criadas pelo menos 8 mil vagas. A maior parte da mão-de-obra (pedreiros, ajudantes, carpinteiros, eletricistas, mecânicos, soldadores e montadores) foi arregimentada na região, nas cidades de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto. "Muitos ex-empregados e até aposentados estão sendo chamados", comentou o gerente do Sine em Congonhas, Marcos Donald Gonçalves.

Apesar da prioridade para a mão-de-obra local, deste contingente, quase 2 mil pessoas vieram de outras regiões do Estado e do País. Porém, foi a oportunidade que o engenheiro Sérgio Neves Wolp, 57 anos, encontrou para voltar para "casa". Ele trabalhou na Açominas durante 16 anos - de 1978 a 1992, quando a empresa ainda era estatal, e de 1998 a 2000.

Com a expansão da empresa, deixou o trabalho em Vitória (ES) e retornou para Ouro Branco. Contratado como prestador de serviços de uma empreiteira, Wolp espera ficar na região ou voltar a trabalhar como funcionário da siderúrgica. "Esses investimentos não são contínuos, mas se abriu um leque completo de oportunidades."

Como estatal, a Açominas já chegou a ter 12 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente são 7,8 mil (4,6 mil diretos e 3,2 mil prestadores de serviços). Embora com cautela, o vice-presidente da Gerdau Açominas e presidente do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), Luiz André Rico Vicente, concorda que o conjunto de investimentos dará início a uma "certa transformação" na economia da região central de Minas. "Mas é preciso que a gente tenha em mente que esses eldorados são verdadeiros oásis", observa.