Título: Vigia da Justiça Federal é executado
Autor: Alessandra Pereyra
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/07/2006, Metrópole, p. C1

O segurança privado Francisco de Assis Tavares, de 42 anos, foi morto com um tiro na cabeça, no início da madrugada de ontem, no prédio da Justiça Federal da capital, no número 1.682 da Avenida Paulista. A polícia investiga três hipóteses que justificariam o crime: tentativa de assalto, vingança contra o segurança ou um atentado promovido pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).

Esta última hipótese, se confirmada, será o primeiro ataque da facção criminosa contra um prédio federal em São Paulo. Só na última semana, o PCC executou seis funcionários de presídios estaduais - cinco agentes penitenciários e um carcereiro.

Segundo a polícia, por volta da 1 hora, dois moradores de rua acionaram uma equipe da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A dupla disse ter ouvido barulhos nas imediações do prédio e visto duas pessoas correndo. Quando os GCMs chegaram ao prédio da Paulista, encontraram o segurança caído na saguão, próximo da porta com um tiro na testa. O Resgate foi acionado e Tavares, levado inconsciente até o Hospital das Clínicas (HC), onde morreu.

Outro vigia que estava no local, Marcelo Marinho Gonzaga, informou à polícia que fazia ronda no prédio e não ouviu o disparo. Mas Gonzaga achou estranho os pacotes de jornais velhos que estavam ao lado da porta.

O segurança acredita que os assassinos podem ter-se disfarçado de entregadores de jornais - sobretudo do Diário Oficial - para atrair o segurança. Os bandidos pareciam conhecer a rotina do trabalho na Justiça Federal: uma das funções dos vigias é receber os jornais, entregues diariamente entre meia-noite e 5 horas.

Tavares e Gonzaga são funcionários da Albatroz Segurança e Vigilância Ltda., empresa responsável pela segurança de todos os prédios federais na capital. Segundo o inspetor da Albatroz, Irineu Bento, o vigia morto era um excelente funcionário, que trabalhava na empresa havia sete anos, seis deles na Justiça Federal. ¿Foi execução instantânea. Bateram na porta, ele abriu e morreu.¿

Bento descarta a tese de vingança ou roubo. ¿Eu não sei se o PCC é o culpado. Mas, trabalhando há mais de 20 anos na área de segurança, posso dizer que ninguém cometeria uma vingança em local com vários vigilantes. Tenho convicção de que o tiro não era direcionado ao Francisco, mas a qualquer pessoa que abrisse a porta.¿

O ataque ocorreu justamente quando se revelou o plano do Estado e da União de transferir líderes do PCC para o presídio de Catanduvas. Na sexta-feira, o secretário da Administração Penitenciária (SAP), Antônio Ferreira Pinto, divulgou que pediu 40 vagas no presídio federal. A lista com os nomes dos possíveis transferidos está sendo elaborada. A idéia é desarticular as facções que comandam crimes de dentro das prisões.

Tavares será enterrado hoje, no Cemitério da Saudade, em São Miguel Paulista. Segundo sua sobrinha Liliane Tavares, deixa mulher e dois filhos de 15 e 16 anos. ¿Ele era um homem calmo, tranqüilo, que prezava a família acima de tudo.¿ Ontem, a polícia deixou em alerta todo o Estado, por causa da possibilidade de novos atentados do PCC.

PLACAS

Ontem, os agentes penitenciários do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros colocaram cartazes para cobrir as placas dos carros, com medo de novos atentados do PCC. Pela manhã, três homens chegaram a ser detidos pela polícia, sob a suspeita de estarem fotografando placas - posteriormente, foram liberados.