Título: Presidente teme 'cartão vermelho' do TSE
Autor: Luciana Nunes Leal e Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/07/2006, Nacional, p. A6

Na primeira reunião ministerial que conduziu após assumir sua candidatura à reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou sua equipe a um time de futebol que, apesar de fazer uma bela partida, pode ter seu principal jogador expulso do campo na metade do jogo se não cumprir uma série de normas "confusas" estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lula reclamou ainda da rigidez do TSE na interpretação da lei contra o governo e da benevolência do tribunal com a oposição.

Depois de ouvir a exposição do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que apresentou aos colegas uma cartilha com instruções sobre o que os ministros e servidores públicos podem e não podem fazer na campanha, o presidente não se conteve. "O Márcio já está botando a gente no cartão amarelo!", brincou, comparando o auxiliar a um juiz.

"Qualquer coisa que a gente fizer agora vai levar cartão vermelho e ser expulso como o Zidane", completou, referindo-se ao destino do jogador francês na final da Copa do Mundo.

O comentário de Lula foi feito depois que o vice-presidente José Alencar perguntou a Thomaz Bastos se poderia usar carro oficial com motorista em atividades de campanha. "Não", respondeu o ministro da Justiça, para surpresa geral.

Thomaz Bastos argumentou que na atual temporada eleitoral - marcada por insistentes cobranças por parte dos oposicionistas e pelas denúncias de uso de caixa 2 nas campanhas -, a tendência do TSE é ficar cada vez mais rigoroso para "fechar todos os ralos".

"Na dúvida, não façam nada", alertou Bastos. "Daqui para a frente, todo o cuidado tem de ser redobrado", insistiu.

Apesar das queixas, Lula prometeu ser disciplinado. Mostrou entusiasmo com a campanha eleitoral e com os resultados do governo. "Agora, se Deus quiser, vamos para o segundo tempo", conclamou.