Título: 'São moleques de recado do capital'
Autor: Sônia Filgueiras
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/07/2006, Nacional, p. A7

Com a popularidade em queda, segundo pesquisa CNT/ Sensus divulgada ontem, a senadora Heloísa Helena, candidata presidencial do PSOL, acusou os candidatos do PT e do PSDB à Presidência da República, respectivamente Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, de serem "os dois lados da mesma moeda suja e os moleques de recado do capital financeiro".

Até então Heloísa Helena elegera como alvo principal o petista. Mas os resultados da pesquisa mostrando que teria hoje 5,4% dos votos contra 8% na pesquisa anterior acenderam o sinal de alerta em sua campanha. A avaliação é que parte de seus eleitores estaria migrando para o ex-governador de São Paulo. O ataque simultâneo ao petista e ao tucano é, portanto, uma tentativa da senadora, segundo assessores, de mostrar que polariza com eles.

A candidata está na capital mato-grossense com outros seis integrantes da CPI dos Sanguessugas. Os parlamentares da comissão estão tomando os depoimentos de acusados de envolvimento na chamada máfia das ambulâncias - esquema em que empresários, parlamentares, assessores de congressistas e do Ministério da Saúde promoviam venda superfaturada de ambulâncias a vários municípios, com conivência dos prefeitos, que pagavam com recursos de emendas parlamentares ao orçamento da União.

No intervalo de um dos depoimentos secretos, a senadora fez declarações de candidata à Presidência da República. Uma repórter perguntou a ela em qual candidato à Presidência votaria no segundo turno. Heloísa Helena respondeu: "Mulher de pouca fé! Quem disse que eu não estarei no segundo turno? Não me jogue uma praga dessas!" Em seguida, disse que espera vencer Lula e Alckmin, aos quais chamou de "dois gigantes".