Título: Cristovam volta a atacar Bolsa-Família, que para ele virou programa eleitoreiro
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/07/2006, Nacional, p. A7

O candidato do PDT à Presidência, Cristovam Buarque, voltou a criticar ontem o Bolsa-Família. "Virou um programa eleitoreiro e, em vez de permitir que a criança estude, agora só permite que a família sobreviva", afirmou, em entrevista a jornalistas estrangeiros. Nos anos 90, quando governou o Distrito Federal, Cristovam lançou o Bolsa-Escola, um dos embriões do Bolsa-Família. Na sua avaliação, o que era um estímulo à educação foi transformado num programa assistencialista. Ele afirmou que, se eleito, vai melhorar os mecanismos de aferição da freqüência escolar das crianças de famílias beneficiadas.

Cristovam pregou a necessidade de o País fazer grande "concertação nacional", com a participação de todos os partidos para resolver os problemas de falta de educação e de segurança. "Já tenho projetos de lei prontos para adotá-los no dia seguinte no caso de eu ser eleito."

Diante da insistência dos jornalistas, Cristovam aceitou comentar seu fraco desempenho nas pesquisas: "É arrogante esse pessoal que diz que está tudo resolvido. Política é como uma onda, e o escolhido é sempre o melhor surfista." Acompanhado por manifestantes portando bandeiras e gritando palavras de ordem, ele fez caminhada na rodoviária de Brasília, onde tomou caldo de cana, abraçou eleitores e posou para fotos.