Título: Serra culpa União por crise na segurança em SP
Autor: Ricardo Brandt e Gustavo Porto
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/07/2006, Nacional, p. A8

O candidato do PSDB ao governo paulista, José Serra, disse ontem que São Paulo é "vítima da ausência do governo federal", ao atacar o que considera falta de envolvimento da União nas questões de segurança pública do Estado. Para o tucano, São Paulo "é vítima dos cortes dos fundos penitenciários e de segurança e é vítima de uma legislação de execuções penais absurda, que não muda".

Tema mais nevrálgico para o PSDB, por causa dos ataques do PCC em São Paulo, a questão da segurança pública foi abordada por Serra em tom duro, durante visita a Barretos. Ele prometeu, se eleito, atuar como "capitão" de uma luta "que não acaba nunca".

O tucano falou ainda em adotar um sistema de prisão diferenciado, pelo grau de periculosidade. Segundo ele, a medida é "fundamental" para aliviar a crise da segurança. "Vamos ter de fortalecer também os presídios de recuperação, que já existem e foram criados pelo (governador Mário) Covas, para os presos de menor periculosidade."

CADEIAS

"Vamos ter de fazer mais presídios de segurança máxima e exigir que o governo federal cumpra a sua parte", prosseguiu Serra, em discurso para militantes tucanos e de partidos coligados, em um clube de Barretos.

Segundo o ex-prefeito, São Paulo deve coordenar as ações de combate ao crime. "Vamos mobilizar Poder Judiciário, OAB, Ministério Público, Congresso e governo federal, para reunir diferentes esferas no enfrentamento dessa questão."

Ele prometeu, ainda, acabar com todas as cadeias em distritos policiais do Estado, programa iniciado no governo Geraldo Alckmin - atual candidato à Presidência pelo PSDB. "Na capital não tem mais cadeia. Virou tudo centro de detenção. Se eu for eleito, no final de minha gestão não vai ter nenhuma cadeia, vão ser todos presídios."

Indagado se o combate ao crime não estava sendo suficiente, Serra respondeu que nessa área "você vai resolvendo um problema e vão surgindo outros". "Nos últimos seis anos, o governo estadual construiu um presídio por mês em São Paulo. Mas a população carcerária é imensa. Apesar de São Paulo ter um quarto da população do País, ele concentra 40% dos presos do Brasil, porque a polícia atua. E a partir daí, surgem novos problemas", explicou.

Serra visitou também o Hospital do Câncer, da Fundação Pio XII, em Barretos, uma das maiores referências no combate à doença no País. Após a visita, ele defendeu a adoção de parcerias entre Estado e instituições filantrópicas. Um setor do hospital leva o nome de Serra, que, senador, apresentou emenda destinando verba à unidade.

O ex-prefeito também visitou Olímpia e Bebedouro, onde se reuniu com líderes locais.