Título: Tragédia vem em meio a uma onda de otimismo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/07/2006, Internacional, p. A12

Atentados como os de ontem estão entre as poucas notas trágicas no noticiário de um país em plena fase de milagre econômico. Nos últimos anos, parte dos indianos vive em estado de êxtase. Entusiasmada com o crescimento da economia (média de 6% entre 1980 e 2002 e de 7,7% desde então), a classe média, que quadruplicou nas duas últimas décadas, tomou um banho de loja e de concessionária de automóveis. Nos jornais, colunistas se alternam nas comparações entre a Índia e a China, os dois gigantes asiáticos.

Mumbai, antiga Bombaim, é uma das megalópoles que melhor traduzem essa confiança no futuro. Uma das cinco cidades mais populosas do mundo, com cerca de 18 milhões de habitantes, Mumbai é considerada a capital econômica do país, sendo um centro industrial e comercial. Além disso, um grande número de instituições financeiras indianas e estrangeiras tem sede lá.

É em Mumbai que fica Bollywood, a maior indústria cinematográfica do mundo em quantidade de filmes, com uma produção anual de cerca de mil títulos. Além do cinema, outras áreas da indústria do entretenimento, como as televisões, têm suas sedes na cidade.

Milhares de migrantes vão a Mumbai todos os dias, em busca de trabalho. A cidade é vista como uma terra de oportunidades, a São Paulo indiana. Possui uma das maiores redes de linhas de trens do país, usada por cerca de 6,5 milhões de pessoas. A maioria dos usuários viaja das regiões do subúrbio, no norte e oeste, para o centro comercial, localizado no sul.