Título: Para entender a crise
Autor: Isabel Sobral, Alberto Komatsu e Mariana Barbosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/07/2006, Economia & Negócios, p. B14

Guerra do Golfo: A crise da companhia começou na década de 90. Após investir US$ 5 bilhões em novos aviões, a Varig foi surpreendida pela vinda de companhias americanas ao Brasil e pela alta no preço do combustível, por causa da guerra Iraque-Kuwait. Ficou com dívidas com leasing de aviões e suspendeu pagamentos

Planos: O programa de reestruturação apresentado ao BNDES em 2000 não vingou. A tentativa de fusão com a TAM, em 2002, também não vingou. Em novembro, a Infraero exigiu que a empresa pagasse diariamente pelos serviços aeroportuários. Por meio de liminar a Varig ficou meses sem pagar, mas a liminar caiu

Interessados: Outras companhias aéreas foram buscar informações sobre possibilidades de comprar a Varig. No leilão realizado no dia 8 de junho, cinco empresas se inscreveram, mas só a NV Participações, da associação Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), fez oferta. A proposta de US$ 449 milhões foi anulada em 23/6, por falta de pagamento

Novo leilão: A ex-subsidiária VarigLog se diz interessada na Varig e apresenta proposta de US$ 500 milhões. Além disso, empresta dinheiro para a Varig continuar voando. A Justiça marca um novo leilão para o dia 18 de julho