Título: García é favorito no Peru
Autor: Roberto Lameirinhas
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/06/2006, Internacional, p. A25

O ex-presidente Alan García mantém o favoritismo para o segundo turno das eleições de amanhã, segundo uma simulação de votação feita na terça e quarta-feira pelo instituto de pesquisa Apoyo, o mais respeitado do Peru. O candidato do Partido Aprista Peruano - sucessor da tradicional Aliança Popular Revolucionária Americana (Apra) - obteve 53% das intenções de voto, enquanto seu rival, o nacionalista Ollanta Humala, ficou com 47%.

Outras duas pesquisas, da Universidade de Lima e do instituto CPI, confirmam a vantagem de García, mas por uma margem diferente. Na primeira, García está 12 pontos porcentuais à frente e, na segunda, 8.

A divulgação de resultados de pesquisa está proibida no Peru desde domingo, mas o Apoyo realizou a sondagem, em nível nacional, sob encomenda de um grupo privado de empresários. Os novos números indicam que García subiu 1 ponto porcentual em relação à simulação divulgada no domingo pelo instituto, que dava 52% para o candidato aprista contra 48% de Humala.

Desde ontem, em obediência à lei eleitoral, manifestações de caráter partidário estão proibidas em todo o país. Os dois candidatos encerraram a campanha com comícios gigantescos na quinta-feira à noite. García falou para uma multidão no centro de Lima. Humala, cujo grosso de votos está no interior, escolheu Cuzco, no sul do Peru, para fazer seu último discurso.

Em meio a genéricas promessas de reduzir as desigualdades no país - no qual mais da metade da população se mantém abaixo da linha de pobreza - as declarações finais dos candidatos seguiram o tom que marcou toda a campanha e se destinaram a atacar o adversário. García se comprometeu a ¿vencer o ódio e a violência¿ .

Em Cuzco, Humala voltou a prometer redigir uma nova Constituição para ¿redistribuir os poderes no país¿. Sobre García, o nacionalista reiterou que se trata ¿do candidato dos poderosos, de Vladimiro Montesinos (ex-chefe de inteligência e pivô da queda de Alberto Fujimori), de Alejandro Toledo e de todos os que promovem a injustiça social no país¿.

Humala também pediu a seus seguidores que se convertam em fiscais atentos da eleição de amanhã para ¿evitar o desrespeito à vontade democrática da população¿. Antes do comício, o candidato visitou no hospital de Cuzco um dos três militantes baleados num confronto com militantes apristas na semana passada.

Ontem, García recebeu o apoio do partido conservador Restauração Nacional, liderado pelo candidato a presidente e pastor evangélico, Humberto Lay. ¿Neste momento, devemos evitar que um mal maior se instale no Peru¿, declarou Lay, que surpreendeu no primeiro turno de 9 de abril, obtendo 4,3% dos votos.

Na véspera, a candidata presidencial fujimorista Martha Chávez, havia anunciado que votaria em García, mas apenas ¿em caráter pessoal¿.