Título: PF faz greve de 24 horas hoje para pedir reajuste
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/06/2006, Nacional, p. A7

A Polícia Federal faz hoje greve de 24 horas para obter do governo reajuste de ao menos 30%, antes que entre em vigor a proibição de aumentos no funcionalismo, em 30 de junho, devido às eleições. O reajuste é parte de percentual de 60% negociado com o governo em novembro, mas até agora não pago.

A paralisação atingirá todas as Unidades da Federação, menos o Rio, e as várias categorias da PF - agentes, escrivães, papiloscopistas e delegados. Ao menos 30% do efetivo de quase 12 mil policiais trabalhará, como manda a lei, para manter os serviços essenciais, como alfândega e emissão de passaportes.

Mas as grandes operações planejadas para os próximos dias, como de combate ao narcotráfico, sofrerão atraso. Serão prejudicados ainda inquéritos de grande repercussão, como o do mensalão e o dos sanguessugas. Outro em curso é o do valerioduto mineiro, que trata do caixa 2 tucano, montado na eleição de 1998 em favor de Eduardo Azeredo.

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) alerta que, caso as reivindicações não sejam atendidas, a categoria está suficientemente mobilizada para uma greve geral já no início de julho, fato que prejudicará até o esquema de monitoramento das eleições, acordado entre PF e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Consciente das implicações de uma greve neste momento, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, passou o dia reunido com técnicos dos ministérios do Planejamento e da Fazenda, além de com o próprio titular desta última pasta, Guido Mantega, mas não houve consenso a tempo de evitar a paralisação.