Título: Problemas com passageiros que estão na Alemanha podem começar 6ª-feira
Autor: Mariana Barbosa, Isabel Sobral e Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/06/2006, Economia & Negócios, p. B1

O Grupo Águia, formado por 7 empresas de turismo que trouxeram 8 mil brasileiros para a Copa do Mundo da Alemanha, informou ontem que ainda não houve nenhum transtorno para os turistas por causa dos cancelamentos de vôos da Varig.

Os problemas podem começar na sexta-feira, quando os brasileiros que viajaram apenas para assistir à primeira fase da Copa do Mundo voltarão para casa.Mais de 600 deles têm vôos marcados para sexta-feira e sábado.

"Estamos vivendo um dia de cada vez", disse uma funcionária da Planeta Brasil, empresa que trouxe 1.200 brasileiros para o Mundial de futebol.

Já a Seleção brasileira não teme ficar sem vôo por causa da crise da Varig. A empresa é tradicionalmente quem providencia os vôos para que o time possa ir e retornar dos Mundiais. Mas, para a Comissão Técnica da Seleção, o transporte da equipe não deverá ser afetado.

"Cancelar um vôo da Seleção teria uma repercussão cem vezes maior que cancelar qualquer outro vôo da empresa", afirma Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Na Alemanha, quem está providenciando o transporte entre uma cidade e outra para a delegação brasileira é a Lufthansa, que coloca à disposição de cada time jatos particulares para que os jogadores e dirigentes possam ir de um lado ao outro do país.

Mesmo confiante, a Comissão Técnica da Seleção admite que tem um Plano B. A idéia seria utilizar a própria empresa alemã para a viagem de volta ao País, já que a Lufthansa e a Varig contam com acordos de cooperação.